Dicas de Emprego

Certificações bancárias que não podem faltar no currículo

Além de agregar conhecimento e qualidade ao  currículo profissional, as certificações bancárias fazem toda a diferença na hora de se candidatar em uma vaga de emprego nas instituições financeiras em todo o país.

Desse modo, conseguir um certificado bancário pode aumentar suas chances de conquistar a vaga de trabalho no setor. Além de serem pré-requisito para cargos mais altos, as certificações validam o conhecimento dos profissional e os habilitam para o exercício de atividades mais técnicas.

A importância das certificações bancárias

Diversos fatores podem contribuir para que você consiga uma vaga em um banco. Inclusive para alguns cargos e áreas é necessário possuir alguma certificação bancária.

As certificações bancárias são um dos aspectos mais fundamentais para começar a trabalhar e progredir na carreira em um banco. Isso acontece porque, para desempenhar funções mais importantes, é normalmente exigido por lei que os profissionais sejam certificados.

Essa exigência garante não apenas que o profissional seja mais qualificado — mas também certifica que o mesmo tem pleno conhecimento da atividade e da regulação que a envolve.

Os exemplos mais comuns de certificações bancárias no Brasil são a CPA-10, a CPA-20 e a CEA. Essas certificações são voltadas para os bancários que oferecem produtos e serviços de investimento para os seus clientes, como os analistas de investimentos, por exemplo.

CPA-10

a CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que também é conhecida como ANBIMA. Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro no Brasil, no setor de distribuição de produtos de investimento.

Dessa maneira, a CPA 10 serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como também atendimento ao público investidor em centrais de atendimento e que tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a certificação CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% do total da prova. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação de novos profissionais. E isto deve-se ao fato tanto da obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento, como à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem todos os conhecimentos necessários para atuação no mercado financeiro.

CPA-20

Em segundo lugar, a CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

Assim sendo, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

CEA

Semelhantemente as duas certificações anteriores, o Certificado de Especialista em Investimentos (CEA) também é feito pela ANBIMA. O CEA pode ser considerado como o próximo passo do CPA, sendo requisitado para os profissionais bancários que querem atuar como assessores de gerentes de contas de investidores.

Acima de tudo, com a certificação CEA é possível supervisionar aqueles que prospectam o cliente, os que vendem os produtos e também serve para indicar produtos financeiros.

Da mesma forma, para conseguir o certificado CEA, é necessário realizar uma prova da Anbima com 70 questões em um período de 3h30, e obter no mínimo 70% de acerto nas respostas. O CEA é de suma importância para os profissionais da área comercial para manter um padrão de qualidade na venda de fundos.

Como se inscrever na prova da Anbima

A inscrição é feita no site oficial da ANBIMA. Vá até a aba Educar e escolha a certificação que você vai fazer. Você vai perceber que existem as opções do exame de certificação CPA-10, da atualização da CPA-10, da certificação da CPA-20 e da atualização da CPA-20.

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *