O seguro desemprego é um dos benefícios mais importantes que existem para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Isso porque, ele ampara financeiramente os cidadãos que infelizmente estão desempregados.
Os trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa, devem receber as parcelas que compõe os meses no prazo do benefício.
Com o avanço da internet, hoje temos muito mais segurança na área financeira. Tudo pode ser feito com poucos cliques trazendo facilidades no agendamento e acompanhamento do seguro desemprego.
Para quem está passando por esse processo, fizemos este artigo, no qual colocamos as informações necessárias para o requerimento do seguro desemprego pelo aplicativo.
Quando Foi Criado o Seguro Desemprego?
O benefício foi criado pelo Governo do Presidente da República José Sarney, no dia 19 de Março de 1986.
De começo o seguro desemprego beneficiou cerca de 4,8 milhões de trabalhadores demitidos. Isso foi um grande marco na história povo brasileiro que até então não tinha nenhum respaldo quando ficavam sem os respectivos empregos.
Nos dias atuais, após passar por várias medidas, o seguro desemprego está com 5 parcelas e só tem direito as pessoas que estiverem dentro de alguns requisitos que vamos mostrar aqui nesse texto.
Como Agendar o Seguro Desemprego Pela Internet?
Para facilitar o requerimento do seguro desemprego, o governo federal criou um portal que pode ser usado para agilizar o agendamento do benefício. Falamos aqui do site SAA – Sistema de Atendimento Agendado.
Este órgão faz parte do Ministério do Trabalho e tem como função principal possibilitar o agendamento do seguro desemprego com praticidade e segurança. O endereço do portal é este a seguir e basta clicar no link para acessa-lo.
http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam
Ali no site SAA, o interessado em requerer o seguro desemprego vai conseguir fazer seu agendamento de maneira bem sucedida.
Quem Tem Direito a Receber o Seguro Desemprego?
O seguro desemprego é um direito do trabalhador, porém, é necessário cumprir algumas etapas para ter o direito de receber suas parcelas, confira:
Primeira vez: O trabalhador que for fazer o requerimento do seguro desemprego pela primeira vez, deverá ter no mínimo 12 meses de salários recebidos nos últimos 18 meses antes de ser demitido.
Segunda vez: Nessa ocasião, será necessário ter recebido o salário nos últimos 12 meses antes de ser demitido.
Terceira vez: Neste caso, o trabalhador só poderá requerer o seguro se houver recebido no mínimo nove salários mínimos nos últimos doze meses antes da atual demissão.
É importante frisar que o trabalhador, para ter direito ao seguro desemprego, não pode estar recebendo outro tipo de benefício do governo.
Caso o trabalhador arrume outro serviço dentro desse prazo, ele deixará de receber, automaticamente, o restante das parcelas.
Como Baixar o Aplicativo Para Consultar o Seguro Desemprego?
1- Para saber como está o requerimento do último seguro desemprego que o trabalhador deu entrada, é necessário instalar o aplicativo Emprega mais Brasil no google Play ou App Store
2 – Depois de fazer sua instalação, é necessário fazer login e senha com as seguintes informações:
- Nome completo.
- Data de nascimento.
- Telefone para contato.
- Endereço de E-mail ou Gmail.
- CPF – Cadastro de pessoas físicas.
3 – Assim, que o login for feito, leia atentamente as conformidades de funcionamento do aplicativo.
4 – Se tudo estiver de acordo, confirme o serviço e use o seu aplicativo sempre que desejar.
Portanto, todas as informações que fazem parte do seguro desemprego poderão ser vistas acompanhadas com o aplicativo oficial em seu aparelho celular. Inclusive as notificações que fazem parte do requerimento.
Como Agendar o Seguro Desemprego Pela Internet?
O seguro desemprego é agendado da seguinte maneira:
Passo 1 – Acesse o SAA – Sistema de Atendimento Agendado: http://saaweb.mte.gov.br
Passo 2 – Informe o município e Estado em que o benefício será agendado no site SAA. A opção é seguro desemprego.
Passo 3 – Digite detalhadamente o código de segurança e depois clique em prosseguir.
Passo 4 – Escolha o lugar de agendamento. Confira se há vagas disponíveis.
Passo 5 – Informe os dados pessoais:
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
- Data de nascimento.
- Telefone para contato.
- Endereço de E-mail ou Gmail válidos.
- Código de segurança.
Passo 6 – Selecione a opção ” Agendar”.
Pronto, seu seguro desemprego pode ser agendado dessa forma com todas as informações corretas.
Documentos Exigidos Para o Requerimento Do Seguro Desemprego
Existem alguns documentos que devem estar a disposição do trabalhador com fácil acesso. Ou seja, eles podem ser requeridos durante um atendimento, inclusive pelo aplicativo para consultar o seguro desemprego.
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Comprovante de depósitos do FGTS – Fundo de Garantia Por Tempo de serviço.
- Número de PIS / PASEF.
- TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.
- Códigos – 01-03 ou 88. Todos homologados para contratos acima de 1 ano.
Dessa forma, o benefício pode ser requerido pela internet, basta o trabalhador marcar o agendamento e definindo as parcelas e as demais informações. Se você gostou do nosso artigo, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as notícias sobre o assunto.