Para quem já está aprofundado no assunto sobre o trabalho no setor bancário, já sabe que não tem jeito! É preciso se qualificar para conseguir uma vaga e subir na carreira dentro de um banco.
Para isso, as certificações CPA-10, CPA-20 são imprescindíveis no seu currículo. Neste post, vamos te explicar mais detalhadamente como funciona os exames aplicados pela Anbima e como você fará as inscrições na prova. Continue lendo para saber mais!
Como são os exames?
Em resumo, o exame CPA10 é realizado de maneira online, composto de 50 questões de múltipla escolha e tem a duração máxima de 2 horas. A data e hora são escolhidas pelo candidato e não há pré-requisito para participar. Dessa maneira, para obter a certificação é necessário ter um aproveitamento (nota) igual ou superior a 70% no exame online.
Por outro lado, o exame CPA20 funciona da mesma maneira que o exame do CPA10, mas neste caso são cobradas 60 questões e a duração da prova é de 2h30min. E, da mesma maneira que para o CPA10, para obter a certificação é necessário ter um aproveitamento (nota) igual ou superior a 70% no exame online.
Uma dica para se evitar erros na hora de realizar a prova é fundamental saber a diferença dos órgãos, saber as funções que se tem em cada passo do sistema financeiro nacional, estar por dentro dos fundos de investimento e demais assuntos informados no conteúdo programático do edital.
Como se inscrever para a prova
A inscrição é feita diretamente no site da ANBIMA. O exame custa R$ 250 para profissionais de empresas associadas à ANBIMA e R$ 300 para os demais. Depois, basta escolher uma data e marcar o exame. O agendamento pode ser feito em até 6 meses após a confirmação de pagamento.
A ANBIMA não impõe limites ao número de exames a serem prestados por cada profissional. Porém, a cada nova inscrição é necessário o pagamento da taxa.