Começar os estudos para Concursos é sempre muito difícil e exige muito dos estudantes. Sendo assim, a Job encontrou formas de começar a estudar do zero por conta própria, o que fazer e algumas dicas para não cometer erros frequentes. Veja o artigo e saiba por onde começar para estudar para concursos públicos.
- Defina quais são suas metas e objetivos, aquilo que deseja.
Ao iniciar os estudos, é preciso estabelecer um objetivo a longo prazo que envolva o seu cargo dos sonhos, mas não podemos esquecer as metas a curto prazo que mantêm a motivação durante a trajetória de estudos. Entenda que para estudar de forma eficaz é necessário ter foco total e a definição de um cargo ou concurso ajuda muito nesse passo.
Um exemplo comum, “ser aprovado no concurso da prefeitura” ou “passar no concurso para auditor-fiscal” podem ser considerados os objetivos principais da sua dedicação aos estudos para concurso, mas são as metas que trarão a motivação necessária para se manter firme durante os dias, semanas, meses e anos de preparação.
- Organize sua rotina e crie um plano de estudos
Encontrar uma forma inicial para estudar para concursos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é organização. Antes de tudo, você precisa definir para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que tem maior peso no edital, quais são as matérias em que você tem mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova. Diversifique sempre seus estudos, busque outras formas de estudar e ao fim sempre revise o que aprendeu.
- Saiba qual local será melhor para se dedicar aos estudos
Após ser definido quanto tempo e quais matérias estudar para concurso, você deve escolher atentamente o local aonde irá se preparar. É necessário saber em qual local você aprende melhor. O seu ambiente de estudo equivale a um centro de treinamento para um atleta, é nele que você se preparará para o seu grande dia!
É preciso levar em consideração fatores pessoais que podem colaborar ou atrapalhar o seu estudo, como a ausência de som ambiente, iluminação, temperatura, conforto, interrupção por pessoas, barulhos, entre outros. Escolha o local onde você estará mais à vontade e terá certeza de que a sua concentração estará em aprender a matéria estudada.
- Busque bons materiais de consulta para os estudos
Nesse momento, é importante a ultilização de livros e apostilas específicas para cada matéria é indicada, pois o conteúdo é abordado de forma objetiva e conforme cobrado nos concursos anteriores. As transcrições de aulas em PDF disponíveis na nossa plataforma são também uma boa opção, pois são mais leves e vão direto ao assunto.
- Busque responder questões de provas passadas
Fazer provas anteriores e de questões específicas de cada matéria é muito importante no aprendizado. Além dos exercícios ligados ao conteúdo já estudado, separe pelo menos um dia da semana para resolver a prova do concurso escolhido ou da banca examinadora que prepara as questões do certame.
- Saiba o momento de descansar
Importante lembrar para que aproveite o seu horário vago para descansar o corpo e a mente com um cochilo breve de 20-30 minutos. Tenha uma rotina também para o seu sono. Dormir o número de horas adequadas ajudará no dia seguinte a manter-se bem-disposto para os estudos.
Principais erros cometidos por estudantes de Concursos Públicos
Veja os 20 principais erros cometidos pelos concurseiros que você deverá evitar durante a sua preparação:
- Observar apenas o número de vagas ou a remuneração;
- Escolher o concurso pela estimativa de baixa concorrência;
- Não avaliar se está apto para a carreira;
- Não ler o edital adequadamente;
- Desconhecer o perfil da banca examinadora;
- Não destinar aos estudos – uma vez por semana – o tempo exato que terá para resolver as questões da prova;
- Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
- Não esgotar o conteúdo programático contido no edital;
- Não estudar em grupo;
- Não resolver provas de concursos anteriores;
- Pensar que o colega de turma é o principal concorrente;
- Subestimar a experiência do professor;
- Frequentar apenas cursos de exercícios sem ter estudado a teoria previamente;
- Experimentar novas técnicas às vésperas da prova;
- Começar a estudar para concurso apenas quando o edital é publicado;
- Inscrever-se em concurso de nível médio apesar de já ter formação superior;
- Usar, para os estudos, textos de leis extraídos de sites não oficiais;
- Iniciar a preparação para o teste de aptidão física apenas depois de divulgado o resultado da prova objetiva;
- Restringir-se a assistir às aulas do curso, sem reservar tempo para o estudo individual;
- Abandonar todas as atividades físicas – em especial a aeróbica – enquanto se prepara para o concurso.