Dicas de Emprego

CPA 10 ou CPA 20? Qual dos certificados é melhor para mim?

É chegado a hora de responder umas das principais dúvidas dos bancários de primeira viagem. Por qual certificação financeira devo começar, CPA-10 ou CPA-20?

Muitas pessoas já estão familiarizadas com o assunto desde a faculdade. Outras acabam conhecendo o ramo quando procuram um trabalho na área, afim de conseguir a tão sonhada estabilidade financeira.

Neste post, vamos te mostrar como estes diferentes casos merecem respostas diferentes para a pergunta principal do texto. E quem sabe te ajudar a tomar uma boa decisão para o futuro da sua carreira profissional. Veja a seguir mais detalhes sobre essas certificações.

Quais as diferenças entre as Certificações CPA 10 e CPA 20?

Certificação CPA 10

Em primeiro lugar é importante destacar que a CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro no setor de distribuição de produtos de investimento.

A CPA10 é uma certificação que serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% no exame. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação. E isto deve-se tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos necessários para atuar no mercado financeiro

Certificação CPA 20

Por outro lado, quando falamos sobre a certificação CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é importante destacar que ela destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

E ainda, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

Quais das certificações é a certa para mim?

Como vimos até aqui, a escolha entre as certificações da ANBIMA reflete no momento pelo qual você está passando.

As próprias provas têm pequenas diferenças, como número de questões, conteúdo e tempo de realização.

Como dica final, podemos resumir este texto da seguinte maneira:

  • Comece pela CPA-10 se você está sendo cobrado no seu emprego ou se nunca teve contato com o mercado financeiro e deseja estudar com mais calma.
  • Comece pela CPA-20 se você tem tempo para estudar com calma e se sentir-se confiante em aprender algo completamente novo.

Desta maneira você nunca mais ficará em dúvida para escolher CPA-10 ou CPA-20. Com ambas as certificações você estará se preparando para o mercado financeiro e se destacando.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *